Envío estándar gratis em todas as compras  ajuda.pt@tous.com T'ajudem?   800834157

Tous

Search Site

Calzados Torra, a sapataria dos pais de Rosa Oriol, em frente à joalharia dos Tous. Manresa, início do século XX.

1946

Nasci em Manresa, a segunda de três irmãs. Os meus pais tinham uma sapataria na rua de Born e vivíamos por cima com os meus avós.

Rosa Oriol em criança numa fotografia tirada pelo pai. Torreblanca, 1950.

1965

No inverno, o Salvador e eu ficámos noivos. Uns meses depois, a 21 de setembro de 1965, casámos em Manresa.

Rosa Oriol com o pai e Salvador Tous durante a cerimónia do casamento. Viladecavalls, 21 de setembro de 1965.

Rosa Oriol brindando com Salvador Tous no pedido de noivado. Manresa, 1965.

...percorri os dez metros que mudaram a minha vida. Os do altar? Não, os que separavam a sapataria dos meus pais da joalharia dos Tous.

1968

O meu sogro reformou-se e a partir de então o Salvador e eu tomámos conta da joalharia. Depois de sair da escola, as miúdas brincavam no sótão que funcionava também como atelier.

Nos primeiros seis anos do casamento, a minha vida resumiu-se a ter filhas e trabalhar.

Rosa Oriol a dar o biberão às suas filhas Rosa e Alba. Torreblanca, 1968.

1970

Nos anos setenta, comecei a desenhar joias exclusivas para vender na nossa loja e entre os nossos conhecidos.

Aquelas primeiras viagens da minha vida foram por motivos de trabalho e as feiras, como a de Basileia, abriram-me os olhos para um mundo desconhecido mas apaixonante. Então apercebi-me de tudo o que havia para fazer no mundo da joalharia.

1983

o início dos anos oitenta, a criatividade saltava à vista em todas as áreas e muitos soltámos as rédeas das nossas ideias. Criámos as nossas primeiras peças de ouro fundido e reutilizámos técnicas como o entrançado.

Revolucionámos a joalharia fazendo-nos rodear de um ambiente tranquilo para os nossos clientes. Democratizámos a joalharia ou, como dizemos hoje em dia, tornámos o luxo acessível.

Brinco Mariposa em ouro fundido. 1983.

Esboço do Urso da coleção Sweet Dolls.

1985

Nasceu um dos nossos ícones, o Urso. Representa a ternura, um dos nossos valores fundamentais.

No início dos anos oitenta, estava em Milão a observar a rua e parei de repente em frente a uma loja de brinquedos – fiquei a olhar para um urso de peluche. Aquele boneco mudaria tudo. De repente, o peluche fez-me recuar à infância, despertou em mim uma nostalgia que penso que todos partilhamos, a memória de um tempo de inocência, ternura, brincadeira e segurança. “Quero fazer isto”, disse eu aos nossos joalheiros com o boneco nas mãos e começámos a experimentar.

Saímos da nossa cidade para inaugurar em Lleida a segunda loja TOUS. Aí, tínhamos já uma carteira de clientes fiel aos meus desenhos.

1989

Abrimos a nossa primeira loja em Barcelona, no Bulevard Rosa, que agora se chama Pedralbes Center.

Nos anos noventa, decidimos pôr por escrito a missão da TOUS, um roteiro para recordar quem somos, para onde vamos e assegurarmos que seremos sempre coerentes com o mesmo. Não foi necessário atualizá-lo – os nossos objetivos continuam a ser válidos.

Consolidar, desenvolver e expandir por todo o mundo a marca TOUS de forma rentável num segmento de mercado médio, ou médio-alto, tendo o cliente como a nossa principal prioridade; vendendo um produto de moda e design que ajude a exprimir sentimentos; com uma elevada relação de qualidade-preço-serviço. Tudo isto com o esforço e a participação de toda a equipa humana da TOUS.

 

 

1990

Celebrámos as nossas bodas de prata com uma festa surpresa organizada pelas nossas filhas.

1992

Este ano foi muito especial, existiram vários acontecimentos muito importantes em vários aspetos da minha vida: o nascimento da minha primeira neta, Berta, e a abertura da nossa segunda grande loja em Barcelona, no Paseo de Gràcia.
Nesse ano, também chegámos a acordo com as primeiras sociedades participadas e abrimos lojas em Madrid e Sant Cugat del Vallès.

Fachada da loja da TOUS no Paseo de Gràcia 75. Barcelona, 1994.

Caixa de bombons da coleção Sweet Dolls. 1995.

1995

A técnica de eletroformação permitiu-nos realizar algumas das nossas peças mais significativas, reunidas na coleção Sweet Dolls. Foi assim que chegou à TOUS a industrialização do trabalho artesanal.

Uma viagem à feira de Hong Kong abriu os nossos horizontes para a internacionalização.

Uma das coisas mais loucas foi uma caixa de bombons com os nossos motivos em chocolate, um deles em prata.

1996

Lançámos uma estratégia de comunicação revolucionária: adotámos uma embaixatriz, um rosto conhecido que representasse a TOUS como imagem e nas apresentações à imprensa, Eugenia Martínez de Irujo.

Colaboração especial com Vives Fierro. Coleção cápsula Sardana. 1996.

Em dezembro, surgiu a nossa primeira coleção cápsula, centrada na obra de Antoni Vives Fierro, La sardana.

Rosa Oriol e Salvador Tous com Eugenia Martínez de Irujo. Barcelona, 1997

O Salvador ajudou-me a mostrar o melhor de mim e deu-me total liberdade para desenvolver plenamente a minha visão.

1997

Abrimos simultaneamente no Japão, Alemanha e Estados Unidos.

1999

Aventurámo-nos no fabrico de malas.

 

2000

A inovação tecnológica ganhou um protagonismo pouco habitual para uma joalharia. Fomos pioneiros na aplicação da tecnologia industrial à joalharia.

...é preciso saber adaptar-se às circunstâncias da vida de cada um e eu soube aproveitar o lado bom da experiência e desfrutá-la.

2001

Lançamento do primeiro perfume TOUS.

Abrimos no México, simultaneamente em lojas de rua e em centros comerciais. Jaime de la Peña realizou o primeiro spot publicitário da TOUS.

Rosa Oriol e Salvador Tous numa imagem do making of da rodagem do primeiro spot publicitário da TOUS. Barcelona, 2001.

2003

Queríamos fazer a nossa mala com o estampado Milosos em couro e PVC. Ao aplicar o material impermeável, a máquina rodou-o e deformou os ursos, alargando uns e achatando outros, engordando a barriga de um e esticando as orelhas do outro. Eu adorei aquilo. Era um caos maravilhoso, a origem da nossa mala mais vendida, oferecida e também imitada, a Kaos. Tínhamos criado um novo ícone.

2004

Abrimos lojas em Nova Iorque, Paris e Londres. Eugenia Martínez de Irujo desenhou pela primeira vez uma coleção para nós, a que deu o nome de Folklore.

Mais um acaso de loucura de sucesso.

2006

Conhecemos a Kylie Minogue em Cannes, que foi a protagonista das nossas campanhas nos três anos seguintes, com a Ellen Von Unwerth como fotógrafa. Depois, surgiriam outros profissionais como Mario Sorrenti ou Terry Richardson. E modelos extraordinárias como Jennifer Lopez.

Rosa Tous e Rosa Oriol com Kylie Minogue no making of da campanha outono-inverno 2009-2010 em Le Maurice. Paris, 2009. Fotografia de Jean Horon.

2008

Achámos que estava na hora de passar o testemunho às nossas filhas, mantendo-nos próximos delas, observando-as e deixando-as fazer. A nossa filha Alba passou a ocupar a presidência da empresa.

2010

Dei um pequeno salto às minhas origens com uma coleção com o sapateiro Manolo Blahnik que me entusiasmou muito.

2011

Recebemos pela primeira vez os Prémios Vogue Joias nas categorias de Prémio Especial da Redação.

2013

Criei o meu próprio perfume, Rosa

Queria uma fragrância para mulheres da minha idade, intensa, que perdurasse na pele.

2014

Inaugurámos o novo atelier TOUS em Sabadell, com 3.700 metros quadrados.

Fui sempre de opinião que é preciso pensar em grande, mesmo que sejas pequeno.

2015

Pela primeira vez, a TOUS esteve presente como expositor com stand próprio na Basel World, uma das mais importantes feiras do setor do mundo.

2016

A partir de agora, tal como fiz ao longo destes cinquenta anos, aproveitarei a vida, rindo e descobrindo o mundo com o meu marido, celebrando a realização de um sonho maior do que a nossa imaginação. E claro, continuarei a criar joias.

 

Back to top